retórica - определение. Что такое retórica
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое retórica - определение

ARTE DO DISCURSO
Retórico; Retorica

Retórica         
f.
Arte de bem falar, ou conjunto de regras relativas à eloquência.
Livro, que contém essas regras.
Tudo que se emprega num discurso, para produzir bom efeito no auditório.
Discurso empolado ou pomposo.
(Lat. "rhetorica")
Retórico         
adj.
Relativo à Retórica.
Falador.
Que tem estilo empolado ou pretensioso.
m.
Tratadista de Retórica.
Orador, que declama afectadamente ou em estilo empolado e impróprio.
(Lat. "rhetoricus")
retórica         
sf (gr rhetoriké)
1 Conjunto de regras para bem dizer em público ou para falar eloqüentemente.
2 Livro que contém essas regras.
3 Exibição de meios oratórios.
4 Discussão ou estilo palavroso, embora pobre de idéias.
5 Afetação de eloqüência
Pura r.: diz-se de imagens literárias exageradas ou analogias mal fundadas
Fazer retórica: falar ou escrever em estilo empolado e retumbante. Sin desus: elocutória.

Википедия

Retórica

Retórica (do latim rhetorica, originado no grego ῥητορικὴ τέχνη [rhêtorikê], literalmente a arte/técnica de bem falar, do substantivo rhêtôr, «orador») é a arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva.

A retórica nasceu no século V a.C., na Sicília, e foi introduzida em Atenas pelo sofista Górgias, desenvolvendo-se nos círculos políticos e judiciais da Grécia antiga. Originalmente visava persuadir uma audiência dos mais diversos assuntos, mas acabou por tornar-se sinónimo da arte de bem falar, o que opôs os sofistas ao filósofo Sócrates e seus discípulos. Aristóteles, na obra Retórica, lançou as bases para sistematizar o seu estudo, identificando-a como um dos elementos chave da filosofia, junto com a lógica e a dialética. A retórica foi uma das três artes liberais ensinadas nas universidades da Idade Média, constituindo o trivium, junto com a lógica e a gramática. Até o século XIX foi uma parte central da educação ocidental, preenchendo a necessidade de treinar oradores e escritores para convencer audiências mediante argumentos.

A retórica apela à audiência em três frentes: logos, pathos e ethos. A elaboração do discurso e sua exposição exigem atenção a cinco dimensões que se complementam (os cinco cânones ou momentos da retórica): inventio ou invenção, a escolha dos conteúdos do discurso; dispositio ou disposição, organização dos conteúdos num todo estruturado; elocutio ou elocução, a expressão adequada dos conteúdos; memoria, a memorização do discurso e pronuntiatio ou ação, sobre a declamação do discurso, onde a modulação da voz e gestos devem estar em consonância com o conteúdo (este 5º momento nem sempre é considerado).

A retórica é uma ciência (no sentido de um estudo estruturado) e uma arte (no sentido de uma prática assente numa experiência, com uma técnica). É, igualmente, um conhecimento que envolve aprendizagem. Ela possui os seus próprios ensinamentos podendo ser transmitida de geração em geração e ensinada entre um especialista – o retor – e os seus alunos.

No início, a retórica ocupava-se do discurso político falado, a oratória, antes de se alargar a textos escritos e, em especial, aos literários, disciplina hoje chamada "estilística".

A oratória é um dos meios pelos quais se manifesta a retórica, mas não o único. Pois, certamente, pode-se afirmar que há retórica na música ("Para não dizer que não falei das Flores", de Geraldo Vandré: retórica musical contra a ditadura), na pintura (O quadro "Guernica", de Picasso: retórica contra o fascismo e a guerra) e, obviamente, na publicidade. Logo, a retórica, enquanto método de persuasão, pode se manifestar por todo e qualquer meio de comunicação. É por isso que

Примеры употребления для retórica
1. Empleó retórica socialmente radical, nacionalista y anti–estadounidense.
2. Ambos descartaron dichas promesas por considerarlas retórica de campaña con escasas consecuencias.
3. RSE podría convertirse en una herramienta útil de las empresas para rebatir la retórica anti capitalista de algunos líderes regionales.
4. Desafortunadamente, su aspecto demostró ser una distracción frente a la sustancia de su mensaje, el cuál, curiosamente, pareció ser más moderado que la retórica de su campaña.
5. Según el punto de vista y la retórica de la administración, Chávez es un comunista, un entrometido y, lo más reprobable, es otro Castro.